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Status do Cristianismo Global 2019



Procedi a tradução do artigo Christianity 2019: What’s Missing? A Call for Further Research, de Gina Zurlo, Todd Johnson e Peter Crossing (que aparecem simpaticamente na foto acima da esquerda para a direita) publicado em janeiro de 2019 no International Bulletin of Mission Research desse mesmo mês e ano (volume 43, edição 1, páginas 92-102).

Traz dados estatísticos globais sobre:
  • População Global, Cidades Globais e Missão Urbana;
  • Religião Global;
  • Cristianismo Global por tradição;
  • Afiliação Cristã por continente;
  • Missão Cristã e Evangelização;
  • Mídia Cristã
  • Finanças Cristãs;
Através de cinco tabelas, o artigo expõe dados que vão de 1900 a 2050, dando ênfase a 2019. Essa pesquisa é publicada no referido boletim desde 1985. Através de projeções que se confirmam ano a ano, expandem os dados estatísticos já consolidados de 1900, 1970, 2000 para os anos de 2025 e 2050.
A tradução foi realizada por mim, sem nenhum vínculo oficial ou autoritativo. Apenas um apaixonado leigo sobre o assunto, querendo propagar conhecimento, sem nenhuma vantagem, mesmo a pecuniária.
Segue o artigo e as tabelas.

Em 1985, David B. Barrett produziu a primeira tabela estatística desta série na edição de janeiro do Boletim Internacional de Pesquisa Missionária. Ele produziu essa tabela três anos depois de publicar sua abrangente e altamente popular Enciclopédia Cristã Mundial (Oxford University Press, 1982; 2ª ed., 2001; 3ª ed., no prelo). Sua finalidade era apresentar, de forma resumida, uma atualização anual das estatísticas globais e regionais mais relevantes para a compreensão do status atual do cristianismo global. Este ano, as tabelas a seguir continuam a tradição desta série, apresentando a visão mais recente das estatísticas relacionadas ao cristianismo global e missão. Os dados aparecem em perspectiva comparativa e oferecem estimativas para os anos de 1900, 1970, 2000, 2019, 2025 e 2050. Além disso, uma taxa de variação média anual para cada categoria é calculada para o período 2000-2019. Cada conjunto de tabelas desde 1985 forneceu um breve comentário para ajudar a situar os dados, fornecer mais contexto e elaborar as implicações dos dados. No relatório deste ano, que marca o trigésimo quinto aniversário de apresentação dos dados quantitativos sobre o cristianismo mundial e a missão no IBMR, adotamos uma abordagem ligeiramente diferente.

Historicamente, nós relatamos naturalmente o que sabemos sobre o cristianismo mundial, e o núcleo do que sabemos foi relatado na tabela IBMR. Este ano, no entanto, relatamos o que não sabemos ou, melhor, o que queremos saber melhor. O estudo do cristianismo mundial como uma disciplina acadêmica cresceu substancialmente desde a primeira tabela estatística da IBMR de Barrett. Agora tem seus próprios professores, pesquisadores em nível de doutorado, revistas acadêmicas e corporações profissionais. Apesar dos inúmeros livros e projetos de pesquisa que estão sendo publicados diariamente sobre o cristianismo como religião mundial, existem lacunas significativas. Este ano, destacamos brevemente três dessas lacunas, relativas a mulheres no cristianismo e na missão mundial, o status de missão de curto prazo, missões e dinheiro.

Mulheres no mundo Cristianismo e missão

 Demógrafos, cientistas sociais, historiadores e estudiosos da religião afirmaram por décadas que as mulheres são “mais religiosas” do que os homens. Em 2016, o Centro de Pesquisas Pew realizou um estudo sobre a diferença de gênero na religião ao redor do mundo, concluindo que as mulheres cristãs relataram taxas mais altas de frequência à igreja, oração e auto identificação religiosa do que os homens cristãos.1 Muitos estudos acadêmicos também indicaram esse desequilíbrio de gênero na identidade, crença e prática religiosa.2 A historiadora Dana Robert descreveu o cristianismo mundial como um movimento de mulheres e estimou que cerca de dois terços dos cristãos praticantes no final do século XX e início do século XXI seriam do sexo feminino.3 Também notamos que o cristianismo sempre foi majoritariamente feminino: desde o primeiro século (as mulheres foram as últimas na cruz e as primeiras no túmulo) até hoje, as mulheres constituem a maioria dos cristãos. Apesar dessas afirmações, existem poucos dados concretos sobre mulheres no cristianismo global. Até agora, houve poucos estudos quantitativos sobre mulheres no cristianismo e na missão global.

Em 2007, nossa tabela estatística anual nesta revista relatou sobre “trabalhadores cristãos” masculinos e femininos, mas poucas evidências estavam disponíveis para uma análise contínua do gênero na missão.4 O gênero, entretanto, permanece uma variável absolutamente crítica que precisa ser levada em consideração. consideração séria em qualquer estudo do movimento missionário cristão mundial. Temos bons dados sobre matrícula de gênero em instituições de ensino teológico, e há uma quantidade significativa de dados do Vaticano sobre irmãs e irmãos católicos trabalhando em missão no mundo inteiro. Mas no campo do cristianismo mundial como um todo, há grandes lacunas quando se trata de compreender a presença das mulheres nas igrejas, na liderança eclesial e denominacional e na missão.

Missão de curto prazo

A Missão de Curto Prazo (STM em inglês) é um movimento de base que começou na década de 1960 com grupos orgânicos, como a Operação Mobilização e Jovens Com Uma Missão - ambos ministérios da juventude. A popularidade do STM explodiu nos anos 1980 e 1990 por uma infinidade de razões, incluindo uma mudança de geração entre Baby Boomers e Millennials (e continuando com entusiasmo pela Geração Z)5 , facilidade de viagens, tecnologia aprimorada e uma ênfase renovada na justiça social nos jovens de hoje. A própria linguagem da missão de “curto prazo” versus “de longo prazo” é completamente nova, mas o paradigma de curto prazo parece estar desafiando séculos de tradição em missão.

Apesar do aumento exponencial da popularidade do STM, há uma notável falta de pesquisa acadêmica sobre ele. Ninguém sabe quantos missionários de curto prazo existem no mundo - nem há acordo sobre se o STM é realmente “missão” ou se essas pessoas são realmente “missionárias” .6 Estudos - que são de mais de uma década atrás - relataram entre 1 milhão e 5,5 milhões de pessoas indo ao exterior anualmente para missões de curto prazo.7 Além disso, ninguém tem certeza absoluta para onde esses participantes de curto prazo estão indo ou onde é o limite entre curto e longo prazo. Numerosos livros e recursos on-line estão disponíveis para ajudar as igrejas e os cristãos a explorar os prós e contras do STM, mas ainda há escassez na literatura sobre a magnitude e o impacto do STM.8 Além disso, esses estudos são fortemente centrados nos EUA. O Centro para o Estudo do Cristianismo Global (CSGC em inglês) registra quantos missionários estrangeiros, agências de envio de missões estrangeiras e trabalhadores nacionais existem no mundo (ver tabela 4, “Missão Cristã e Evangelismo”), mas não incluímos missionários de longo prazo em nossas figuras.

Missões e Dinheiro

A maioria das variáveis ​​na tabela estatística da IBMR é relativamente simples de obter e relatar, como números populacionais, afiliação religiosa, afiliação cristã e organizações da igreja. Outras áreas, no entanto, também são importantes para se entender o status do cristianismo e da missão mundial, mas são muito mais difíceis de calcular. Embora o CSGC faça um esforço substancial para produzir esses números, as finanças cristãs representam uma área sobre a qual simplesmente não sabemos tanto quanto gostaríamos. O livro Missions and Money, de Jonathan Bonk, continua sendo o principal recurso sobre o assunto, embora já tenha mais de dez anos.9 Nossa tabela estatística anual tem muitas variáveis ​​relacionadas às finanças cristãs: renda pessoal dos cristãos, doação a causas cristãs, crime eclesiástico e renda de missões estrangeiras globais (veja tabela 5, “Christian Finance”). Muitos desses números são aproximações que seriam melhoradas com mais pesquisas.

Por exemplo, a renda cristã é calculada multiplicando-se a renda nacional bruta (PIB) per capita de um país pelo número de cristãos de todas as tradições. Como os dados sobre dar padrões de cristãos a causas seculares, igrejas, denominações e organizações para-eclesiásticas não estão disponíveis nos registros financeiros da organização, a porcentagem da renda cristã que é doada deve ser estimada.10 A pesquisa mostrou que 2,3% da renda dos cristãos é doada para causas cristãs nos Estados Unidos.11 Esse percentual é usado como ponto de referência, com cada país com uma porcentagem maior ou menor com base no Índice Mundial de Doações 2013 (Charities Aid Foundation), com o menor percentual definido em 0,5 por cento. Os países que faltam no World Giving Index recebem as médias ponderadas para suas respectivas regiões da ONU (exceto para países da Oceania que recebem a média ponderada do continente) .12

Em outras palavras, disponibilizamos dados e fazemos estimativas para variáveis ​​que estamos procurando entender. Um conjunto global de dados sobre doações cristãs, incluindo doações a igrejas, organizações para-eclesiásticas e missões, melhoraria muito nosso conhecimento sobre finanças cristãs. Com mais de US $ 60 trilhões em renda pessoal, os cristãos em todo o mundo têm recursos significativos, e uma boa pesquisa é necessária para garantir que as doações dos cristãos sejam direcionadas para os destinos apropriados.

Tabelas:





Conclusão

Esperamos que este artigo sirva de clarim para os leitores do International Bulletin of Mission Research. Quer sejam leigos, pastores, missionários ou estudantes de doutorado, os cristãos devem saber que, embora a comunidade acadêmica tenha feito avanços significativos na compreensão do movimento cristão mundial, ainda existem lacunas enormes e significativas em nosso conhecimento. Nosso apelo aqui é especificamente dirigido aos estudiosos atuais e futuros do cristianismo e da missão mundial. Acadêmicos: encoraje seus alunos a pensar fora da caixa de estudos tradicionais do cristianismo mundial e ajude-os a se engajar no trabalho interdisciplinar necessário para fazer descobertas inovadoras. Líderes de igrejas e missões: identifique os problemas que você vê em seus contextos, tanto local como globalmente, e dedique-se a encontrar soluções criativas para ajudar a igreja a funcionar melhor no mundo. É particularmente preocupante que grande parte da pesquisa produzida pela academia seja centrada no Ocidente, relacionando-se apenas com sociedades ocidentais, educadas, industrializadas, ricas e democráticas (ie, ESTRANHO) .13 Mas o cristianismo mundial não pode ser caracterizado dessa maneira. O CSGC continuará a fazer a nossa parte no fornecimento da melhor e mais precisa informação relevante sobre o cristianismo mundial e a missão enquanto pudermos, e continuaremos a encorajar os outros a abrir novos caminhos na pesquisa e na erudição.

Notas

1. Pew Research Center, “A diferença de gênero na religião em todo o mundo”, 22 de março de 2016, www.pewforum.org/2016/03/22/the-gender-gap-in-religion-around-the-world.

2. Por exemplo, Marta Trzebiatowska e Steve Bruce, Por que as mulheres são mais religiosas que os homens? (Oxford: Oxford University Press, 2012); Michael Argyle e Benjamin Beit Hallahmi, A Psicologia Social da Religião (London: Routledge, 1975); Gemma Penny, Leslie J. Francis e Mandy Robbins, “Por que as mulheres são mais religiosas que os homens? Testando o Poder Explicativo da Teoria da Personalidade entre Estudantes de Graduação no País de Gales, ”Mental Health, Religion, Culture 18, no. 6 (2015): 492-502.

3. Dana L. Robert, “O cristianismo mundial como movimento de mulheres”, Boletim Internacional de Pesquisa Missionária 30, n. 4 (outubro de 2006): 180-86. Robert também afirmou que “as evidências sobre gênero tendem a ser anedóticas e não baseadas em pesquisas estatísticas” (p. 182).

4. O estatístico missionário James Dennis incluiu gênero em suas reportagens no final do século XIX e início do século XX. Veja seu Estudo Centenário de Missões Estrangeiras: Um Suplemento Estatístico a "Missões Cristãs e Progresso Social", Sendo um Conspectus das Realizações e Resultados de Missões Evangélicas em Todas as Terras no Fim do Século XIX (Nova York: Revell, 1902).

5. Stan Guthrie, Missões no Terceiro Milênio (Waynesboro, GA: Paternoster Publishing), 2001.

6. Para uma breve revisão da literatura, veja Don Fanning, “Missões de Curto Prazo: Uma Tendência que Está Crescendo Exponencialmente”, Tendências e Questões nas Missões 4, 2009, http: // digitalcommons .liberty.edu / cgm_missions / 4. Ver também Robert J. Priest, Terry Dischinger, Steve Rasmussen e C. M. Brown, “Pesquisando o movimento missionário de curto prazo”, Missiologia: uma revisão internacional 34, n. 4 (outubro de 2006): 431-50.

7. Ver, por exemplo, o Barna Research Group, Teens and Evangelism Report, encomendado por Mark Matlock e Wisdom Works Ministries (2001); Christian Smith e Melinda Lundquist Denton, Soul Searching: A Vida Religiosa e Espiritual dos Adolescentes Americanos (Nova York: Oxford University Press, 2005); Margaret Lyman, “Examinando a Missão de Curto Prazo de uma Perspectiva de Globalização: Fatores no Surgimento da Boom e Validade da Missão de Hoje; Questões para uma Igreja Global ”(PhD diss., Fuller Theological Seminary, 2004).

8. Por exemplo, David A. Livermore, servindo com os olhos bem abertos: fazendo missões de curto prazo com inteligência cultural, ed. (Grand Rapids: Baker Books, 2013); Robert J. Priest, ed., Engajamento Eficaz em Missões de Curto Prazo: Fazendo direito! (Pasadena, CA: William Carey Library, 2008).

9. Jonathan Bonk, Missões e Dinheiro: A Afluência como um Problema Missionário, rev. e exp. ed. (Maryknoll, NY: Orbis Books, 2006; orig. Pub., 1991).

10. Veja Todd M. Johnson, Gina A. Zurlo e Albert W. Hickman, “apropriação indébita na comunidade cristã global”, revisão de fé e assuntos internacionais 13, n. 2 (verão de 2015): 74–84.

11. Fundação Gears USA (GUSA), “Dando EUA 2012: O Relatório Anual sobre Filantropia para o Ano de 2011: Resumo Executivo”, https://www.americansforthearts.org/sites/default/files/doping-e-sus-2012. pdf.

12. Tecnicamente, a porcentagem de sua renda dada por cristãos em um determinado país é calculada como 0,5 + (Donate pct × ((2,3-0,5) / 62)), expressa como uma porcentagem do RNB cristão (= população cristã × RNB por capita). O limite inferior alocado é de 0,5%; "Donate pct" é a porcentagem de doação do país do World Giving Index; 2.3 Zurlo, Johnson e Crossing 11% é a porcentagem de doação dos EUA e 62% é a doação de dinheiro dos EUA no World Giving Index. 13. Veja Joseph Henrich, Steven J. Heine e Ara Norenzayan. “As pessoas mais estranhas do mundo?” Behavioral and Brain Sciences 33 (2010): 61–135.



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