Correção de links

Verifique os links quebrados! Deixei de usar https://www.missoeseadoracao.net. Não corrigi todos os links. Caso algum link ainda esteja usando o local antigo, substitua por https://missoeseadoracao.blogspot.com.

Culto do Amigo, como fazer?


Lembrancinhas, decoração, música, teatro, palavra, etc. Tudo sobre um culto do Amigo.

Bem, foi esta a solicitação que recebi de uma irmã de Minas Gerais através dos Contatos. 

Glória a Deus! Não sei nada disso! KKKKK Mas, respondi com várias sugestões! Leia e veja se eu a ajudei!

O contato dela:
"A paz do SENHOR,to precisando da sua ajuda,srsrsr,olha este ano minha pastora me colocou como vice dela de missoes da nossa igreja sub sede,e no mes de junho vamos fazer uma festa q se chama festa do amigo,e a entrada de cada cristao da nossa igreja sera um nao crente ,e to aki precisando de ideias ,pq o nosso foco sera salvaçao de almas,e estamos qerendo fazer algo bem impactante, to precisando de ideias para lembrancinhas ,decoraçao ,teatro misica e cartazes etc.....rsrsrsrsagradeço desde ja "

Respondi para ela mais ou menos estas palavras:

Olá E.
Graça e Paz

Obrigado pelo seu contato.
Que benção. Este culto é do tipo que ajuda os crentes a fazerem o papel deles na sociedade, a saber, evangelizar.
Boa inciativa.
Quanto à decoração, teatro, música, etc. não sou bom nessas coisas. Tenho algumas ideias, porém, a execução delas deixo para minha esposa e as mulheres da igreja. Não me meto nisso não! Elas são melhores do que eu! Cada um no seu quadrado!

O que você deve fazer? Ore. Sua maior dificuldade não é decorar o salão do culto e nem a liturgia. Estas coisas não são importantes. São legais, porém, não são relevantes.
Sua preocupação é ajudar seus irmãos em Cristo a trazer estes amigo (ação pré-culto), é criar uma atmosfera de adoração a Deus e ação do Espírito Santo (ação no culto) e consolidar esses recém convertidos (ação pós-culto). Ah! Isso sim é importante!

Não basta ganhá-los para Jesus, deve-se consolidá-los. Preparar um encontro entre esses amigos e começar aulas de discipulado. Assistir a um filme cristão (Cartas para Deus, por exemplo) juntos com pipoca. Uma partida de futebol, um churrasco e assim vai!

Faça uma programação que envolva estas três ações:
  • Pré culto - capacitar os seus irmãos em Cristo a chamar vidas, orientar, preparar, etc.
  • Culto - deixe o Espírito Santo decorar a Igreja e preparar a liturgia. Será que vale a pena gastar energia numa decoração e deixar o item anterior e posterior a este de lado? O culto não deve ser apenas o culto, tem que ser o antes, o durante e o depois.
  • Pós culto - deixe tudo engatilhado para novas aventuras já no sábado seguinte! Quem não for pescado no culto, é pescado no discipulado pós culto ou na continuação da amizade!

Fique com Deus!
Mantenha contato. Relate experiências!
Gilson de Moura
Blog Missões e Adoração

E Você, qual a sua ideia para um culto do amigo!

Ah! Último detalhe! Não é culto do amigo, é culto de adoração e gratidão a Deus por nossos amigos!

Acompanhe esta postagem Decepções no Culto do Amigo!

Postar um comentário

18 Comentários

  1. A paz do senhor jesus,amados se cada um dos crente da sua igreja levar um não crente é uma grande bença você só prescisa orar e esperar no senhor porque vai dá tudo certo,melhor já deu tudo certo amem;Vai nesta força coloque Deus na frente porque ele é o Deus do impossivel.

    ResponderExcluir
  2. Oieeeeeeeeeeeeeeee Gilson!!!!!Estava eu aqui, pesquisando sobre culto do amigo e sem saber acabei acessando o seu blog, gostei do seu comentário e aí fui ver mais e descobri que o Blog era seu. É A Ticyane, que morava no Mirandola, filha do Paulo e da Simone. Fiquei muito feliz em ver o seu blog, são ótimos os seus pensamentos.
    Eu me casei e agora estou morando em Sorocaba e meus pais continuam em Americana. Estou na igreja do Nazareno aqui, meu marido já era de lá. Manda um beijão pra Mari e pro Dani. Que Deus continue abençoando muitoooooooooooooo vocês!!!!!!! Abraços, Ticyane.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ticyane Graça e Paz

    Feliz ver que você já está tão encaminhada na vida!!! Casada! Que benção!

    Vocês foram bençãos na minha vida. Aquele período no bairro Mirandola foi tremendo. Lembrar que começamos do nada lá. A casa de vocês foi a segunda na lista das visitas. Que benção! Hoje, tem uma grande base celular naquele bairro. Aquele que foi evangelizado e batizado, hoje é líder lá! Para a glória de Deus, nosso filho na fé, o Rivail e a esposa dele.

    Obrigado por suas palavras. A Mari já está tentando te localizar no facebook, kkkkkk


    Gilson

    ResponderExcluir
  4. óla.a paz do senhor estamos promovento um culto do amigo no dia 1 de junho,estou muito ancioso, temos ums 40 jovens mais poucos dele,apenas 15 participam.mais tenho fe o senhor vai fazer grandes coisas,ja entreguei ao senhor e sei que ele e poderoso para fazer muito mais.um abraço que o senhor te abençoe.

    ResponderExcluir
  5. olá anônimo

    Com certeza! Deus é muito mais!

    Ore, jejue, dedique-se à Palavra! Avance! Com ousadia e intrepidez, mas com muita humildade! Muito amor!

    Lembre-se, Jesus não nos mandou fazer cultos! Mandou discipular!

    Não mandou ganhar almas! Mandou discipular!

    Se eles não ficarem por causa do Espírito Santo e do amor demonstrado, não ficarão por causa da programação!

    Gilson

    ResponderExcluir
  6. Você poderia , colocar também uma brincadeiras para fazer né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas ações lúdicas ("brincadeiras"):

      - colocar debaixo das cadeiras de forma aleatória alguns papéis com numeração. As pessoas sentam sem saber de nada e no final do culto, por exemplo, são avisados que tem papéis debaixo de algumas cadeiras. Quem for o sortudo ganha um bombom e uma oração! Claro que depois você dá um bombom para cada um dos participantes do culto.

      - bem, são tantas! Procure na internet sobre essas práticas lúdicas, quebra-gelo em pequenos grupos, etc.

      A ênfase que quis dar neste texto foi a necessidade de uma preparação espiritual no culto, essa sim, mais importante que qualquer brincadeira.

      Não somos comediantes, nem apresentadores, nem artistas de circo. Não estamos ali para entreter ninguém! Estamos lai para apresentar a Cristo!

      Claro que um quebra gelo é bem vindo! Mas, sem exagero!

      Gilson

      Excluir
  7. Olá eu adoro organizar programações, uma igreja me pediu ajuda para organizar um culto do amigo, Então Pensei na abertura , uma oração um texto voltado pra o "AMIGO". e uma peça teatral:
    Que fala amigo estou passando muita provação preciso de um ombro amigo;
    Outro entra falando que ele pode apresentar um verdadeiro amigo ;
    daí ele apresenta uma cruz. e fala que só jesus esse é o verdadeiro amigo ele morreu por você.Então é tempo que a música acaba entra o pastor explicando o texto lido antes da peça e aplica o amor de Deus.

    Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida uma peça abençoada! Deus te dê a cada dia uma criatividade artística para o Reino de Deus.

      Excluir
  8. Olá, na minha igreja senti por fazermos o culto do amigo, então já tivemos algumas edições deste culto. Entretanto a maior dificuldade que tenho é fazer com que as pessoas membros da igreja tragam seus amigos afastados ou não crentes para assistirem ao culto. Tenho me esforçado na organização, divulgação. Para incentivar os que trazem mais amigos , ganham presentes ( sempre bons presentes ) , Presenteamos também aos amigos convidados, e tentamos ao máximo criar um ambiente harmonioso , mas fiquei muito triste e até mesmo com vontade de desistir , pois a maioria não trazem convidados os poucos que vieram foram abençoados, Assim mesmo vidas têem entregado seus corações para Deus. Então...., no meio dessa dificuldade apenas quero externar meus sentimentos de decepção. Mas confortada pelo Espírito Santo que sempre nos consola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo

      Trazer pessoas como amigos é fazer Missões. O diabo cauteriza a mente das pessoas. Precisam ter a mente renovada pela Palavra de Deus.

      Precisam entender a necessidade de obedecer o IDE de Jesus.

      Às vezes a culpa disso é da própria liderança, quando uma pessoa se converte e, estimulada por eles, abandonam os amigos usando o Salmo 1 para infiltrar na mente esta inverdade. Lastimável.

      Amigo não se abandona! Os atos pecaminosos sim, devem ser abandonados.

      Recomendações:
      - peça perdão a Deus pela sua incompetência em promover algo tão importante. Assuma sua culpa em tentar pelos seus próprios esforços;
      - peça a Deus uma confirmação para se fazer este tipo de culto;
      - declare-se incompetente e clame pela competência vinda do alto;
      - dê uma periodicidade maior entre as reuniões de culto do amigo;
      - faça um culto antes do culto do amigo para estimular os cristãos, use como exemplos pessoas que você sabe que foram convertidas e que permaneceram na sua igreja. Deixe essas pessoas dar um testemunho dirigido para estimular o culto do amigo.
      - faça um jejum para mudar sua realidade espiritual. Estabeleça uma convocação entre você e sua equipe mais próxima.
      - Pare de dar presentes! Isto não funciona. Dê comida! Chame o povo para comer! Ganhe o estômago deles primeiro! Para alguns, a fumaça do churrasco é mais importante que a fumaça da presença de Deus (shekinah). Uma coisa levará à outra.
      - Fale da importância de se rever os amigos do mundo. Não adianta chegar na última hora para chamar uma pessoa que há tempos não se vê. É falta de educação! Fica tempos sem ver e chega em cima da hora fazendo um convite não agradável. Convenhamos, ir para a igreja não é agradável para eles!

      Bem, vou escrever uma nova postagem mais detalhada!

      Aguarde

      Gilson

      Excluir
    2. Postagem: http://missoeseadoracao.net/2013/11/decepcoes-no-culto-do-amigo.html

      Excluir
    3. quero agradecer pois eu estava procurando algo sobre o culto do amigo que vou fazer e encontrei sua explicação isso me ajudou muito a entender certas coisas em minha vida obg,ROSA ,GUARAPUAVA PR

      Excluir
    4. quero agradecer pois eu estava procurando algo sobre o culto do amigo que vou fazer e encontrei sua explicação isso me ajudou muito a entender certas coisas em minha vida obg,ROSA ,GUARAPUAVA PR

      Excluir
  9. A paz, gostei do tema como culto de adoração e gratidão a Deus por nossos amigos. Só q estou tendo um pouco de dificuldade de aceitação. Me ajude nessa questão. Por favor

    ResponderExcluir
  10. A Paz irmãos...
    Estava a procura de algumas ideias a respeito desse culto do Amigo que estamos organizando aqui na minha igreja. Foi de muita importância essas ideias pq me deu uma luz de onde começar!
    Obrigado, Deus abençoe...

    ResponderExcluir
  11. Muito bommm gostei da ideia de ganha a barriga primeiro enquento eles esperam comendo ainda podemos falar algo a respeito de Cristo muito bommm amei voi fazer na minha congregação sou de Franca sp

    ResponderExcluir
  12. Muito bommm gostei da ideia de ganha a barriga primeiro enquento eles esperam comendo ainda podemos falar algo a respeito de Cristo muito bommm amei voi fazer na minha congregação sou de Franca sp

    ResponderExcluir

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.