Na verdade, os países monolingues são difíceis de encontrar.
O gráfico abaixo mede a diversidade linguística de duas maneiras muito diferentes: o número de línguas faladas no país e o índice de diversidade de Greenberg, países onde as pontuações sobre a probabilidade de que dois cidadãos partilhem uma língua materna.
E.U.A., Rússia, Brasil, China e México têm mais de 100 línguas cada um, mas tem marcas relativamente baixas no índice de diversidade, porque Inglês, Russo, Português, Chinês e Espanhol têm crescido ao ponto onde eles ameaçam destruir as muitas pequenas línguas nativas.
Por outro lado, a rivalidade linguística e pobreza relativa têm mantido uma linguagem única dos países dominantes, como a Índia e a Nigéria, que pontuam alto no índice de diversidade. A geografia é um fator adicional.
As muitas ilhas da Indonésia e das Filipinas abrigam línguas pequenas, apesar de status desses países de renda média. Tanto a pobreza quanto a geografia se combinam para tornar Congo e Papua Nova Guiné nos países mais lingüisticamente diversificados do mundo.
Traduzido de The Economist por sugestão de The Long View.
Muito já publicamos sobre línguas, povos e traduções da Bíblia, acompanhe:
- Status da Tradução da Bíblia
- As 1.000 principais línguas que não tem as Escrituras
- Tradução da Bíblia para línguas indígenas do Brasil - Cácio Silva
- A linguagem dos Sawis
- Sem cristãos, Sem Bíblia, Sem Missionários
- Bíblia ainda não foi traduzida para 2 mil idiomas
- Situação Missionária do Mundo - slide 14
- Saber - alguém sabe o que é isto?
- A História Bíblica Falada - Ron Green
0 Comentários
Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.